Esperamos por tanto tempo este telefone tocar, que quando ele toca você quer apenas dizer SIM, sem perguntar nada. Isso é um perigo e o caminho para a devolução.
Existem perguntas que devem ser feitas quando te ligarem apresentando a criança. É muito importante fazer todas as perguntas possíveis e imaginárias, pois é aí que você vai decidir dizer SIM ou NÃO para iniciar a aproximação com esta criança.
Quem te liga não é a sua equipe, é a equipe da criança, em geral eles não te conhecem. Mas estão preparados para o nosso não, nós é que de um modo geral não nos preparamos. Entenda que você pode dizer não, é um direito seu e todos preferem que você diga não, ao invés de iniciar a aproximação e desistir ou devolver. Muitas devoluções ocorrem por pessoas não preparadas para dizer não que não deram conta e desistiram.
O NÃO antes da aproximação só te prejudica se a criança estiver absolutamente dentro do seu perfil, o que é raro, e você der mais de três nãos injustificáveis. Mas se você iniciar a aproximação e desistir, devolver, isso sim te tira da fila pra sempre na maioria das varas.
É muito importante se preparar para dizer NÃO. De um modo geral ninguém ou quase ninguém se prepara fica apenas sonhando com o toque do telefone.
Mas temos sempre que lembrar que somos os adultos desta relação e que não tem teste drive. Por isso as perguntas ajudam muito, pra você decidir se é isso mesmo, se dá conta ou não, se quer prosseguir ou não, porque depois que inicia a aproximação não dá pra voltar atrás! Criança não se devolve…
Dra. Rachel Garcia – Advogada há 23 anos, mãe por adoção há 3 anos.
Diretora jurídica do GAASP e Grupo Laços de Amor de Mogi Guaçu e região.
Assessora jurídica do GAAPRE, do GAAIA, da AGAAESP e do MNA.
@rachel_garcia_adv